terça-feira, 8 de junho de 2010

PSCOLOGIA DA FORMA


Fábio Coimbra[1]
A psicologia da Gestalt, em virtude da sua eficiência acabou entrando para a história da psicologia por ser uma das tendências mais coerente e coesa .
Ao desenvolver uma psicofísica com estudos sobre as sensações, no que diz respeito a dados psicológicos, ERNST MACH (1838-1916) físico e CHISTIAN VON EHRENFELS (1858-1932) filósofo e psicólogo, podem ser considerados os mais antecessores da psicologia da Gestalt.
Podemos destacar também MAX WERTHEIMER(1880-1943), WOLFGANG KÖHLER (1859-1967) e KURT KOFFKA (1886-1941), que construíram a base de uma teoria eminentemente psicológica, com base em estudos psicofísicos, relacionado à forma de sua percepção.
Eles iniciaram seus estudos pela percepção e sensação dos movimentos. De fato, a preocupação dos gestaltistas, consistia na compreensão dos processos psicológicos, com envolvimento na ilusão de ótica, a partir da compreensão do estímulo físico pelo sujeito como uma forma diferente da que ele tem na realidade.
Um dos principais temas dessa teoria, que funciona também como ponto de partida, é a percepção, cuja experiência levou os teóricos da Gestalt ao questionamento de um princípio implícito na teoria Behaviorista, porque para os gestaltistas, entre o estímulo que o meio fornece e a resposta do indivíduo, encontra -se o processo de percepção, isto significa que o estímulo não é sem causa, ao contrário, ele provem do meio, portanto, ele é causa do meio, e o seu limite, será a medida liberada pelo meio.De fato, o que o indivíduo percebe e como percebe, são dados importantes para a compreensão do comportamento humano.
Embora exista um impasse entre a Gestalt e o Behaviorismo, é importante lembrar que há um ponto de convergem entre elas, a saber, o estudo do comportamento. O Behaviorismo, estuda o comportamento através da relação estímulo-resposta, procurando isolar o estímulo que corresponderia à resposta esperada. A Gestalt, por sua vez diz que quando o comportamento é estudado de maneira isolada em, um contexto mais amplo, ele pode perder o seu significado, por isso ela irá criticar o Behaviorismo, dizendo que o comportamento deve ser estudado nos seus aspectos mais globais, levando em consideração as condições que alteram a percepção do estímulo.
A Gestalt irá encontrar na boa forma, que é o fenômeno da percepção, as condições para a compreensão do comportamento humano, porém, só alcançaremos a boa forma, se nos elementos houver equilíbrio, simetria e estabilidade. Quanto mais clara estiver a boa forma, mais clára será a percepção, sobre tudo em se tratando de figura e fundo. Quando isso não ocorre, fica difícil distinguir o que é figura e o que é fundo. Para Gestalt o comportamento é determinado pela percepção do estímulo, e portanto estará submetido à lei da boa forma.




[1] Graduando em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quick search