quinta-feira, 28 de julho de 2011

A ÉTICA DE ALASDAIR MACINTYRE



Em sua análise da sociedade moderna e contemporânea, herdeira da tradição iluminista, MacIntyre se depara com uma crise de valores éticos, históricos e culturais. Nesse contexto, a sua intenção consiste, primeiro, na busca do entendimento desse fenômeno para, em seguida, pensar a solução mais viável possível pela qual se poderá resolver esse problema.
Em principio, MacIntyre se dá conte de que esse problema decorre do rompimento entre a modernidade, iniciada pelos ideais iluministas, e a tradição de pensamento antigo e medieval. Ele vê que ambas [modernidade e tradição] tem projeto de pesquisa diferente. E a partir daí percebe que os problemas da contemporaneidade, que decorrem dessa cisão, podem ser solucionados caso haja uma retomada dos elementos tradicionais de pesquisa racional.
Dado que MacIntyre vê em Aristóteles a referência fundamental da ética e do modelo de racionalidade tradicional, ele, então, defende uma retomada da ética aristotélica que preza pelas virtudes. É a partir da crítica ao iluminismo [quando do seu fracasso] que MacIntyre opera sua critica a modernidade. E é pela via da crítica à modernidade, que ele se volta para as tradições de pesquisa racional, como lugar possível onde a racionalidade dos fins pode encontra o seu lugar sem ser dissolvida pela instrumentalidade de uma vontade arbitrária, tal como a partir do iluminismo. Nesse contexto, pode-se dizer que MacIntyre centra a sua tese na análise do fracasso do projeto iluminista de uma ética autônoma. Na concepção de MacIntyre, o fracasso desse projeto se deu, sobretudo, pelo fato de que ao seguir a racionalidade dos antigos, especificamente Aristóteles, acabara por deixar de lado sua teoria sobre a ética. Ou seja, com o iluminismo houve uma cisão entre ética e racionalidade, seguindo-se esta e abandonando-se aquela. Nesse sentido, MacIntyre propõe uma retomada da ética das virtudes como possível solução para o problema da vida contemporânea, dado que na concepção de aristotélica, a virtude só era possível a partir de uma determinada forma de vida. Ou seja, o filósofo está propondo uma ética com fim. Na visão de MacIntyre, a idéia de virtude como telos, já que em Aristóteles há uma teleologia, só poderá subsistir a partir de uma comunidade que assegurasse aos seus próprios membros papeis compreensíveis no âmbito de pesquisa racional.
Em suma o que caracteriza a ética de MacIntyre é o fato de que, primeiro, ele faz um diagnostico da modernidade e da contemporaneidade na qual vê uma desordem em se tratando de teorias e praticas morais no seio da contemporaneidade, como herança do fracasso do projeto iluminista; e, segundo, dada essa diagnosticação, ele se pretende, então, como medico do cenário cultural e ético moderno e contemporâneo. E, como medico, o seu medicamento é um retorno a ética das virtudes como uma tradição moral de pesquisa racional. 

  

REFERÊNCIA

CARVALHO, Helder Buenos Aires de. Asladair MacIntyre e a proposta de retorno às tradições morais de pesquisa racional. In: OLIVEIRA, Manfredo Araujo de (Org.) Correntes fundamentais da ética contemporânea. Petrópolis: Vozes, 2000.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

quick search