sexta-feira, 1 de abril de 2011

FICHAMENTO DO CAP. IX DO LEVIATÃ




SOBRE OS DIFERENTES OBJETOS DO CONHECIMENTO

- Há dois gêneros de conhecimento. Um dos quais é um conhecimento dos fatos, o outro o conhecimento das consequências de uma afirmação para outra. (p. 68).
- O primeiro está limitado aos sentidos e à memória. É um conhecimento absoluto [...]. Este é o conhecimento necessário a uma testemunha. (p. 68).
- Ao segundo chama-se ciência. É condicional, como quando sabemos que se a figura apresentada for um círculo, nesse caso qualquer linha reta que passe por seu centro dividi-la-á em duas partes iguais. Este é o conhecimento necessário para um filósofo. Isto é, para aquele que pretende raciocinar. (p. 68).
- Chama-se história o registro do conhecimento dos fatos. Da história há duas espécies: uma chamada história natural, que é a história daqueles fatos, ou efeitos da natureza, que não dependem da vontade dos homens. Assim são as histórias dos metais, plantas, animais, regiões e assim por diante. (p.68).
- A outra é a história civil, que é a história das ações voluntárias praticadas pelos homens nos Estados. (p.68).
- A ciência registra seus apontamentos naqueles livros que encerram demonstrações das consequências de uma afirmação para outra e são popularmente chamados livros de filosofia. (p.68).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quick search