quarta-feira, 15 de junho de 2011

PROF. DR. JELSON OLIVEIRA DA PUC-PR LANÇA LIVRO SOBRE NIETZSCHE


O professor do programa de pós-graduação em Filosofia e coordenador do Curso de Licenciatura em Filosofia da PUCPR, Jelson Oliveira, lançará no próximo dia 01 de julho, sexta-feira, às 19h, no Café Babette, da Aliança Francesa de Curitiba, o livro Para uma ética da amizade em Friedrich Nietzsche (204 p.), publicado pela Editora 7Letras, do Rio de Janeiro. No lançamento, o professor Jelson fará uma palestra sobre o tema como abertura do Café philosophique 2011, evento realizado pela Aliança Francesa e pelo Curso de Filosofia da PUCPR e conversará com a jornalista e apresentadora do programa Light News, da Transamérica Light, Maria Rafart. 

O livro, que é parte modificada da tese de doutoramento do seu autor, apresenta a amizade como uma virtude emergencial no mundo contemporâneo. Para tratar o tema, Jelson buscou inspiração no filósofo alemão Friedrich Nietzsche, cuja obra trata do assunto com a mesma constância que foi preterida pelos comentadores do autor de Assim Falou Zaratustra. O roteiro estabelecido pelo livro parte de uma análise da amizade como convivência experimental cuja referência indispensável é o povo grego. A partir daí, o autor reconstrói o projeto nietzschiano de uma ética da amizade (como um complemento superior à ética da compaixão, de Schopenhauer) a partir de dois dispositivos: a liberdade do espírito e a partilha da alegria. Como espaço de con-vivência, a amizade se torna uma virtude nobre que oferece possibilidades para o exercício da coragem, da simplicidade e da força, requisitos para uma vida alegre e festiva.

Segundo o prof. Oswaldo Giacoia Júnior, no prefácio da obra, “Para uma ética da amizade em Friedrich Nietzsche de Jelson Oliveira examina com notável competência, inspiração e acuidade esse importante tema da amizade na ética de Friedrich Nietzsche. Certamente, trata-se de um viés analítico extraordinariamente produtivo, pois a amizade tem sido muito pouco tratada conceitualmente, de modo tão exaustivo, pelos comentadores da filosofia do autor de Assim Falou Zaratustra. E, no entanto trata-se de uma vertente e caminho importante, que nos reserva muitas surpresas, e que se cruza com quase todos os grandes temas do pensamento de Nietzsche. Jelson Oliveira nos guia com segura maestria nesse percurso, e estou certo que o leitor ficará generosamente recompensado com a leitura de uma obra que, além de alimento espiritual de primeira ordem, é capaz de proporcionar enorme gratificação estética em sua leitura, uma razão a mais para recomendá-la com vivo entusiasmo aos interessados na obra daquele que se autocompreendia antes como dinamite que como homem”.

 Para o prof. Antonio Edmilson Paschoal, que escreveu a orelha do livro, a estratégia da obra “ilustra a riqueza da teia argumentativa que se desenvolve no livro e é um exemplo de que não estamos diante apenas de uma exposição bem comportada, mas daquilo que se espera de um filósofo, a coragem de fazer experimentos e de correr riscos, o que é a condição para se fazer da filosofia uma prática viva e não apenas um acúmulo de conteúdos mortos”.

E é assim que a nova obra de Jelson Oliveira chega às mãos de seus leitores: não apenas como um livro bem comportado – no sentido acadêmico – mas como uma obra que se pretende uma espécie de carta para amigos e para todos aqueles que se interessam pelo cultivo desta virtude tão urgente e tão em desuso nos nossos dias.

LANÇAMENTO: Para uma ética da amizade em Friedrich Nietzsche (Rio de Janeiro: 7Letras, 2011, 204p.), de Jelson Oliveira (professor do programa de pós-graduação em Filosofia e coordenador do curso de graduação em filosofia da PUCPR).

DATA E LOCAL: 01 de julho de 2011, às 19h, no Café Babette, da Aliança Francesa de Curitiba (Al. Prudente de Morais, 1101, Centro, Curitiba-PR)
Informações: 3271-2626

2 comentários:

  1. Ola Fábio, obg por prestigia meu humilde blog, só tenho a agradecer por suas palavras, vim retribuir a visita, curti muito esse seu espaço, muito informativo e profundo como faço pra seguir seu blog, não achei o gadget de seguidores,
    grande abraço

    ResponderExcluir
  2. caro Marcos, também agradeço por sua visita em meu blogger. eu ainda não coloquei gadget de seguidores.

    agora já sei, sempre que eu quiser saber a razão de ser de uma musica vou até seu blogger.

    um abraço,

    até.

    ResponderExcluir

quick search