sexta-feira, 10 de junho de 2011

OBRAS DE ROUSSEAU


FORTES, Luis Roberto Salinas. Rousseau: o bom selvagem. São Paulo: FTD, 1989. (coleção prazer em conhecer)

1750 “DISCURSO SOBRE AS CIÊNCIAS E AS ARTES”. O autor rejeita a idéia de que o renascimento das artes e das ciências – que se costuma datar do século XV e XVI – tenha contribuído para o aperfeiçoamento moral dos homens. Defende a tese da influência perniciosa das artes e das ciências sobre os costumes.

1755 – “DISCURSO SOBRE A ORIGEM E OS FUNDAMENTOS DA DESIGUALDADE ENTRE OS HOMENS”. A desigualdade de condições que se observa entre os homens em nossa sociedade não é natural ao homem, mas decorre da própria evolução social, especialmente a partir da instituição da propriedade privada.

1756 – “CARTA SOBRE A PROVIDÊNCIA”. Polêmica de Rousseau com Voltaire a respeito da inferência da providência divina nos assuntos humanos e a propósito do terremoto de Lisboa, ocorrido em 1755.

1758 – “CARTA A D’ ALEMBERT SOBRE OS ESPETÁCULOS”. Resposta de Rousseau ao verbete da enciclopédia sobre Genebra, redigido por D’ Alembert, que propõe a introdução naquela cidade de um teatro nos moldes franceses. Rousseau rejeita a idéia e critica o teatro francês, apontando os malefícios que sua introdução acarretaria para a república de Genebra.

1761 – “JÚLIA OU A NOVA HELOISA”. Cartas trocadas entre dois personagens – Júlia e Saint-Preux – ligados por uma paixão poderosa, mas separados pelos preconceitos.

1762 – “DO CONTRATO SOCIAL”. Uma comunidade autêntica é aquela na qual a vontade geral, extensão da vontade dos cidadãos livres, é a autoridade soberana.

____ – “EMÍLIO OU DA EDUCAÇÃO”. Acompanha desde a infância a formação de um personagem imaginário, Emílio, Rousseau reconstitui a imagem do homem natural, critica a instituição pedagógica vigente e assenta as bases de uma nova educação.

1763 – “CARTA A CHRISTOPHE DE BEAUMONT”. Resposta ao arcebispo de Paris que condenou o Emílio.

1764 – “CARTAS ESCRITAS DA MONTANHA”. Resposta de Rousseau às cartas escritas do campo, do procurador-geral genebrino Tronchin, na qual ele se defende das acusações contra O contrato e o Emílio.

1765 – “PROJETO DE CONSTITUIÇÃO PARA A CÓRSEGA”. A pedido de Buttafucco, personagem importante na política da ilha de Córsega, Rousseau se faz de legislador.

1768 – “DICIONÁRIO DE MÚSICA

1772 – “CONSIDERAÇÕES SOBRE O GOVERNO DA POLÔNIA”. A convite de nobres poloneses insurretos, Rousseau propõe um projeto de reforma do governo e das leis polonesas, aplicando os princípios do contrato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quick search