quarta-feira, 11 de maio de 2011

RELATÓRIO DE ATIVIDADES REFERENTES AO XIV ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA NA GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA DA USP



1.    INTRODUÇÃO
Pretende-se neste relatório fazer um esboço geral de todas as atividades desenvolvidas no período de 25 a 30 de abril de 2011 na Universidade de São Paulo, na ocasião do XIV Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia da USP, no qual a Universidade Federal do Maranhão marcou presença.
Promovido pelo Programa de Iniciação Científica e pelo PET-Filosofia da FFLCH/USP (Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP), com duração de uma semana, o evento recebeu acadêmicos pesquisadores em filosofia das principais instituições de ensino superior do Brasil. Algumas das instituições cabem aqui destacar. Do Nordestes, estavam presente a UFMA, a UFPE, a UFPI, a UFBA e a UESC (estadual de Santa Cruz – Bahia). Do Norte, estava presente a UFPA, com um contingente bem considerável de participantes. O Centro Oeste teve presença da UFG, UNB, alem de outras. Do Sudeste esteve presente a UFMG, UFRJ, UFU, UFES, UNESP, MACKENZIE, UFSCar, PUCCamp, PUC-SP, UNICAMP e a UFOP, e outras. Finalmente, do sul, estavam presentes a UFPR, UFSC, UFRGS, UNISINOS, PUC-PR, UFSM, UEM, e outras. Ao todo. Foram mais de 30 Instituições de Ensino Superior presentes no evento, somando um total de 174 comunicações.

2.    DA ESTRUTURA DO EVENTO
Quanto à estrutura, o evento ocorreu da seguinte maneira: das 10hrs às 12hrs – mesas, das 14hrs às 16hrs – mesas, das 16hs às 17h30minhrs – mini-curso, das 19hrs às 20hrs – mesas. No primeiro dia do evento não houve mini-curso em vista da conferencia de abertura, que ocorreu às 19hrs. A conferencia, ministrada pelo professor Dr. Carlos Alberto R. de Moura (USP), teve como tema “Merleau-Ponty, leitor dos clássicos”. O encerramento do evento, ocorrido no dia 29/04, foi feita pelo prof. Dr. Newton Bignotto (UFMG). O tema da conferencia de encerramento foi “Hannah Arendt e a Revolução francesa”. No sábado, pelas 10hrs, houve ainda uma visita ao MASP (Museu de Artes de São Paulo).

3.    DOS MINI-CURSOS
Com o tema “História da Filosofia”, estavam previstos quatro mini-curso. Desses, apenas um não ocorreu em razão da homenagem que a USP fez a Claud Lefort. Em compensação, houve uma palestra de Marilena Chauí, a qual tive a honra de participar, juntamente com alguns dos professores da UFMA que estão fazendo doutorado em Filosofia na USP.
Os mini-cursos foram os seguintes: terça-feira, 26/04, “A metapsicologia de Freud”, ministrado pelo prof. Dr. Oswaldo Giacóia Junior (UNICAMP); quarta, 27/04, “O sublime kantiano na ‘Crítica da razão pura’”, ministrado pelo prof. Dr. Pedro Paulo G. Pimenta (USP); quinta-feira, 28/04, não houve (mas houve a palestra da prof. Dr. Marilena Chauí); e, sexta feira, 29/04, “O fim da arte contemporânea”, ministrado pelo prof. Dr. Lorenzo Mammi (USP).
Sobre os trabalhos, os resumos foram publicados impressos e online. O endereço para acesso dos mesmos é:
Ou ainda,
http://encontrodefilosofiausp.blogspot.com/
Também no blogger, há fotos que foram tiradas no decorrer do evento: durante as mesas, os mini-cursos, a conferência de abertura, e a conferência de encerramento do evento.
Os mini-cursos realizados no período de 26 a 29 de abril, somaram uma carga horária de 08 (oito) horas.   Os certificados das comunicações eram entregues logo em seguida após o encerramento das mesas. Os certificados dos mini-cursos foram entregues sexta-feira, logo após o encerramento dos mesmo. Os dois certificados já constam no meu currículo lates, no endereço:
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4448497J4
O resumo da minha pesquisa intitulada “Lex Civile e Jus Naturale” já esta disponível em: http://filosofiaquantica.blogspot.com

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Eventos dessa magnitude, obviamente contribuem muito para estimular o gosto, o desejo, e ambição pela sabedoria e pela ciência, sobretudo, quando se está diante de pessoas que são autoridade na área, com reconhecidos mundialmente. É sempre um instante singular que deve ser aproveitado como se fosse o ultimo (para dizer que é preciso aproveitar o máximo possível).
Um evento dessa grandeza comporta sua excelência em várias dimensões. Primeiro, ele favorece uma interação entre os acadêmicos pesquisadores das mais diversas áreas da filosofia (desde os primórdios com a tradição pré-socrática até os dias de hoje); dessa interação entre os acadêmicos – cada um apresentando os resultados de suas pesquisas – surge um clima de aprendizagem decorrente da troca de informações, o que possibilita, sem sombra de duvida, que haja uma ampliação na ciência de cada um. Segundo, o evento concentra sempre em um único lugar alguns dos melhores e maiores nomes da filosofia no Brasil – alguns dos quais são conhecidos internacionalmente. Terceiro, ele (evento) faz com que haja uma interação entre as cinco regiões do Brasil, no que diz respeito à Filosofia, o que contribui consideravelmente para a quebra de preconceitos, para alguns que acham que a melhor filosofia é a deste ou daquele lugar. Além dessas, há também outras grandezas que fazem com que o evento se torne celebre por si mesmo.
Em suma, o evento, para alem de bom, foi excelente. Certamente foi uma grande satisfação representar o curso de Filosofia da UFMA naquela que é o centro de excelência do Brasil, a saber, a Universidade de São Paulo (USP). Isso faz com que tanto a Filosofia da UFMA, como a própria universidade seja comentada em outras partes do Brasil, assim como também das outras partes por aqui se comenta. Enfim, só resta dizer uma palavra, excelente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quick search