quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O NORTE DO MARANHãO ERA UM OáSIS DE ARAUCáRIAS Há QUASE 100 MILHõES DE ANOS.

materia divulgada em - 09.04.2010 às 15:57:41 no site da SECMA

DISPONÍVEL EM: www.cultura.ma.gov.br/portal/sede/index.php?page=cphna_noticia_extend&loc=paleontologia&id=6

ACESSO EM 3 DE NOVEMBRO DE 2010

Por: Francisjanno Afonso Lima
Pesquisa recentemente finalizada pela UFMA revela que os numerosos troncos petrificados encontrados na região de Alcântara e São Luís eram, em sua maioria, enormes coníferas pertencentes ao grupo das atuais araucárias, que medravam na faixa litirânea maranhnese há quase cem milhões de anos atrás. O trabalho durou 3 anos e foi realizado na forma de dissertação de Mestrado da aluna Kirley Araujo, pelo programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação do Depto de Biologia. A pesquisa foi levada a cabo sob orientação de profisionais deste curso em parceria com especialistas em vegetais extintos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, e acrescenta novas informações sobre os magníficos cenários da pré-história maranhense registrada em rochas antigas que afloram em todo o golfão maranhense.
O conjunto de informações levantados ao longo de décadas de pesquisa paleontológica no Maranhão permite reconstituir um cenário deslumbrante, com amplos bosques de araucárias e outras coníferas, juntamente com samambaias gigantes e equisetos (planta semelhante ao bambu, mas sem parentesco próximo), recortados por canais que compunham um amplo estuário na forma de um grande delta cercado por um ambiente árido ou semi-árido. Este oásis litorâneo era frequentado por dinossauros, pterossauros, crocodilos e outros animais exóticos.
No Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão, órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Maranhão e que trabalha em parceria com a UFMA, podem ser vistos painéis e reproduções dos animais e plantas que existiram no Maranhão na Era em que os dinossauros dominaram a Terra.

Prof. Dr. Manuel Alfredo Medeiros (Paleontólogo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quick search