domingo, 8 de novembro de 2009

Considerações sobre o filme O Gladiador


O gladiador” é, sem dúvida nenhuma, uma das melhore e mais belas produções cinematográficas da contemporaneidade que relata de forma magnífica um pequeno fragmento da história do vasto império romano.
Durante o período em que sobreviveu o império, aproximadamente um quarto da população mundial vivia e morria sob as leis dos imperadores que passaram pelo comando do poder. Entre eles destaca-se Marco Aurélio. No tempo do governo desse imperador, Roma vivia um clima de tensão em vista dos vários confrontos a que teve com os bárbaros, que eram originários das tribos germânicas.
Um personagem relevante nesse contexto foi o general Máximo que comandava os exércitos romanos do norte. Máximo era muito querido por Marco Aurélio, de modo a Receber dele até mesmo um convite para ser seu sucessor no comando do império após a sua morte, todavia, Máximo não aceitou àquele convite que lhe fora feito. Essa atitude de Marco Aurélio deixou muito com muita ira o seu filho Cômodo, que aspirava loucamente ao poder.
Revoltado com Máximo, Comodo conspira conta ele e manda matar a sua esposa e o seu filho. Marco Aurélio não queria que Comodo governasse, pois não via nele nenhuma daquelas virtudes que o imperador deveria, de fato, ter, pelo contrário, via nele um homem ambicioso, já corrompido e sem moral. As virtudes eram: sabedoria, justiça, firmeza e temperança.
Após vencer os bárbaros e sofrer a conspiração, Máximo volta a Roma como gladiador em busca de vingança, até que, finalmente, consegue depois de vencer e matar Comodo num confronto ocorrido no coliseu de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quick search