quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O SUMO BEM COMO RESULTADO DA VIDA EM CONFORMIDADE COM A NATUREZA: A LEI DE NATUREZA E A CONDUTA MORAL EM CÍCERO



Objetiva-se neste pequeno escrito mostrar como, em Cícero, o viver bem significa viver de acordo com a natureza. O nosso ponto de parida consiste na formulação e no lançar mão da assertiva de que, nesse pensador, harmonia e ordem são dois elementos presentes na natureza e que são, ao mesmo tempo, os responsáveis [com precisão] pela sua regularidade e pelo seu regimento. Essa ordem [que para esta abordagem é a parte que mais interessa] ele vai chamar de lei da natureza. A natureza regida pelas suas próprias leis segue seu curso muito perfeitamente.
Para entendermos melhor em que consistem essas leis, poderíamos, a priori, dizer que elas são leis que existem independentemente do homem, como, por exemplo, aquelas que regem as órbitas dos planetas, os ciclos lunares, a gravitação universal, os processos de reação e fusão nuclear que ocorrem no interior das estrelas, a formação dos buracos negros, os processos de vida e morte das estrelas etc. Todas essas são leis da natureza cuja existência independe do homem.  
Na concepção de Cícero, essas leis devem [ou deveriam ser] a base das leis voltadas para o regimento da conduta humana. Nessa perspectiva, é que o latino vai falar de um viver bem. E o que seria esse viver bem? Seria justamente o viver em conformidade com a natureza. A essa conduta em conformidade com a natureza é que Cícero vai chamar de vida virtuosa. Portanto, viver virtuosamente é viver de acordo com a natureza, e – reciprocamente – viver de acordo com a natureza é viver virtuosamente. E o que seria o sumo bem nessa perspectiva? O sumo bem seria [é], portanto, a vida vivida em conformidade com a natureza em sua totalidade. Ou ainda, a vida vivida de acordo com as leis da natureza.
Ora, se viver em conformidade com a natureza é o sumo bem, então, o sumo mal vai ser, por sua vez, tudo aquilo que pode levar o homem a viver afastado da natureza. Em outras palavras, se viver bem é viver próximo à natureza, o viver mal é viver afastado da mesma.
A partir dessa noção de viver bem é que Cícero vai falar que é próprio da espécie buscar a sua conservação e, justamente, nesse ponto ele fala do amor de si. Essa ordem ou lei da natureza que faz com que na mesma haja certa harmonia e regularidade é perfeita nos corpos celestes, ou no universo de tal modo a afirmar-se: “abaixo da lua tudo se complica”.

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