terça-feira, 20 de outubro de 2015

ANTROPOCENTRISMO

O Antropocentrismo, tal como surgido na inicio da era moderna, é um conceito filosófico que tem a propriedade de reposicionar o homem no centro da história e da cultura. Trata-se de um contraste com a noção de Teocentrismo vigente na Idade Média, onde tudo girava em torno da noção de Deus.
 Colocar o homem no centro é fazê-lo senhor do mundo e dos demais seres. Concorre para isso, sobretudo, o conceito de razão (racionalidade) que, sob alum aspecto, se tornou o carro-chefe da era moderna. É por meio dela que o homem faz a diferença relativamente aos demais seres existente. Na era moderna, que se inicia com o renascimento, é através da razão que se perfilar os rumos de uma nova história.

Entretanto, quando olhamos para a totalidade das eras moderna e contemporânea, percebemos uma série de acontecimentos que nos coloca em estado de dúvida a propósito de saber se o homem se tornou realmente o senhor da história, ou, pelo contrário, refém das armadilhas que ele mesmo faz através do uso da razão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quick search