quinta-feira, 12 de julho de 2012

DEMOCRACIA, TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO


De que a difusão da informação desempenha um papel fundamental nas práticas democráticas disso ninguém pode duvidar. Democracia e informação nunca tiveram tão próximas como nos últimos tempos. Claro, deve-se isso ao desenvolvimento e aperfeiçoamento das tecnologias.
Na vida política contemporânea, as tecnologias contribuíram – por via da disseminação da informação – para o advento de grandes mudanças políticas que mudaram a face de algumas culturas e povos. Ninguém pode negar a relevância das redes sociais para a disseminação de ideias democráticas que alavancaram processos revolucionários em alguns países do oriente e que derrubaram ditadores como, por exemplo, Hosni Mubarak, no Egito.
No Brasil, a tecnologia também tem contribuído para a difusão de informações relevantes. que de alguma forma vêm contribuindo para que o povo tenha mais “educação política” – diga-se de passagem – e assim agir mais conscientemente.
Do ponto de vista da consciência, num ano político – onde se ouve de tudo e de todos –, difundir conhecimento e informação se tornar uma tarefa fundamental à construção de um processo democrático melhor. O conhecimento é relevante porque exclui – não necessariamente – a ignorância. A propósito, não vejo como maior inimigo da democracia outra coisa que não seja a ignorância. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quick search