quarta-feira, 7 de julho de 2010

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID 2010


LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E CINEMATOGRÁFICO

FÁBIO COIMBRA[1]
HELLEN IZABEL FERREIA SILVA[2]


LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO


ARANHA, Maria Lucia de Arruda. Temas de filosofia. São Paulo: Moderna, 1998.


BEATRIZ, Sabóia. A ditadura brasileira e o ensino da filosofia. São Luis: EDUFMA, 2001.

CARTOLANO, Maria Tereza Pentedo. Filosofia no ensino de 2 grau. São Paulo: Cortez, 1985.

CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1998.

______. Filosofia: ensino médio. São Paulo: Ática, 2005.

COTRIM, Gilberto. Fundamentos da filosofia: história e grandes temas. Ed. 16. São Paulo: Saraiva, 2006.

DESCARTES, René. O discurso do método. Trad. Bento Prado Junior. Ed. 4. São Paulo: Nova Cultura, 1987 (Coleção os pensadores)

FAVERO, Altair Alberto; RAUBER, Jaime José; KOHAN, Walter Omar. Um olhar sobre o ensino de filosofia. Ijui: Editora UNIJUI, 2002.


GALLO, Silvio. Ética e cidadania: caminhos da filosofia: (elementos para o ensino da filosofia). Campinas: Papirus, 2006.

GALLO, Silvio; KOHAN, Walter Omar. Filosofia no ensino médio. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.

LIPMAN, Matthew. A filosofia vai a escola. São Paulo: SAMMUS, 1990.

MELLO, José Joaquim de Sousa. Educação para o trabalho: uma proposta metodológica para o ensino de filosofia. São Luís: UEMA, 1995.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários è educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2002.

PARISI, Mario. TDF, Trabalho Dirigido de Filosofia. São Paulo: Saraiva, 1982.

PLATÃO. A República: livro VII. Trad. Elza Moreira Marcelina. Ed. 2. Brasília: editora UnB, 1996.
              
RIBAS, Maria Alice (et.al). Filosofia e ensino: a filosofia nas escolas. Ijui: UNIJUI, 2005

SABOIA, Beatriz. A função política da filosofia no ensino médio. São Paulo: s/ed. 1989. (Dissertação – mestrado – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

SARTRE, Jean Paul. O existencialismo é um humanismo. Trad. Rita Correia Guedes. Ed. 3.  São Paulo: Nova Cultura, 1987.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Filosofia. São Paulo: Cortez, 1993.

SILVEIRA, René J. T.; GOTO, Roberto (orgs.) Filosofia no ensino médio: temas, problemas e propostas. São Paulo: Loyola, 2007.

KOHAN, Walter Omar. Filosofia: caminhos para seu ensino. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.


LEVANTAMENTO DE CINEMATOGRÁFICO[3]

MITO DA CAVERNA

Matrix
Sinopse: O filme trata sobre uma ilusão possível da realidade que conhecemos. Neo é um hacker que tem a oportunidade de descobrir a verdade, pois acreditam que ele é o escolhido e o predestinado a salvar o mundo da ilusão que a Matrix esconde de nós
Cena importante: A cena que se destaca é a que Morpheus entrega a Neo duas pílulas das quais ele deverá tomar apenas uma: a pílula da ilusão ou a da realidade. Esta cena apresenta a idéia do Mito da Caverna, que Platão escreveu há mais de 2400 anos. Algumas pessoas que viviam numa caverna, uma delas descobre um mundo fora da caverna e deve escolher entre a ilusão de que o único mundo existente é a verdade ou tornar-se consciente de que há outra realidade alem da que ele conhecia.

O DISCURSO DO MÉTODO
Amnésia
Sinopse: O filme trata sobre a razão humana. Leonard tem problema de memória, devido a uma pancada na cabeça que ocorreu durante o assassinato de sua esposa. Sua memória dura poucos segundos, então, ele tatua no corpo as informações que o levará ao assassino. 
Cena importante: Como a sequência das cenas são em vai-e-volta, a cena que se destaca é a do desfecho do mistério em torno do assassinato da esposa de Leonard. Este filme aborda a discussão sobre a razão, que Descartes apresentou. Assim como Descartes propôs um método para alcançar o conhecimento, a verdade, a personagem do filme acha um método para lembrar o que ele esquece, concluindo que o erro é um possível mal uso da razão.

O EXISTENCIALISMO É UM HUMANISMO
Amarelo manga
Sinopse: Este filme brasileiro apresenta questões existencialistas, que sempre envolvem as pessoas ao redor. Varias personagens buscam através de armadilhas e vinganças atingir sua própria felicidade. O titulo é a cor predominante nas cenas, representado um amarelo hepático e pulsante.   
Cena importante: Como o filme tem muitas personagens não há uma cena só que se destaque, mas sim as sequencias das cenas, apresentando ações e atitudes que são tomadas devido a outras ações. Como a sequencia que ocorre quando a esposa de uma das personagens descobre por uma carta de outra personagem que seu marido a trai. Ela toma atitudes que envolvem a que mandou a carta, o marido, a amante e um desconhecido. Este filme mostra exatamente que (em Sartre, por exemplo) quando vivemos/existimos afetamos os outros à nossa volta, seja positivamente ou negativamente: do qual basta existir para ser.  

“O PRINCIPE” DE MAQUIAVEL 
Sinopse: "Fahrenheit 11 de setembro" mostra uma nação mantida em medo constante por alertas do FBI e passiva diante de uma nova legislação, o "Patriot Act" (ato patriótico), que infringe direitos civis básicos. É nesta atmosfera de confusão, suspeita e terror que a administração Bush fez sua abrupta guerra rumo ao Iraque - e "Fahrenheit 11 de setembro" nos leva dentro desta guerra, para contar histórias exclusivas, ilustrando o cruel custo de vidas de soldados norte-americanos e de suas famílias.[4]







[1] Graduando em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão
[2] Graduanda em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão
[3] Os itens: sinopse e indicação de cena dos filmes Matrix, Amnésia e Amarelo manga foram extraídos do livro DISCUTINDO TEXTOS FILOSÓFICOS, por meio do qual o SESC-PR, em união com a Universidade Federal do Paraná, objetivava apresentar e discutir os textos filosóficos referentes ao vestibular da UFPR ocorrido no final 2006.
[4] Sinopse disponível em: http://www.cinepop.com.br/filmes/fahrenheit.htm aceso em: 09 de junho de 2010

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