domingo, 27 de maio de 2012

A ESTRUTURA DE UM PPP [PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO]



O Projeto Político Pedagógico (PPP) é constituído, grosso modo, de três partes, as quais se subdividem em outras: Marco referencial, Diagnóstico e Programação. A primeira dessas subdivide-se em três ramificações, a saber, marco situacional, março filosófico e marco operativo. O marco situacional compreende a visão de mundo, bem como os contextos político e geográfico da escola; o marco filosófico compreende a visão de homem e sociedade que a escola possui; e o marco operativo diz respeito aos objetivos e metas que a escola pretende atingir.
A segunda parte do PPP, o Diagnósticos, se constitui de duas etapas: a primeira consiste na identificação dos problemas; a segunda consiste na comparação do diagnóstico dos problemas com o marco operativo.
A última parte do PPP (a Programação) diz respeito ao conjunto de metas que a escola traça, ou planeja visando a sanar os problemas identificados. A Programação deve ser planejada levando em conta os limites orçamentários da escola. Pois as metas traçadas devem ser necessárias e exequíveis. Alem do mais, elas não tem outro objetivo a não ser suprimir os problemas diagnosticados.
Em suma, o PPP é construído a partir de uma perspectiva comunitária e participativa

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