Uma questão interessante, e
que se nos apresenta na forma de uma problemática, é a da formação do professor
pesquisador. Trata-se de um tema que, apesar de debatida já há algum tempo,
permanece ainda muito atual. Diríamos que a importância da noção de professor
pesquisador está em que ela (essa noção) problematiza práticas de ensino nas
diversas áreas. A nosso ver é nisso que está a sua grandeza. Trata-se de um
conhecimento novo a cerca da pratica docente sobre o que, de fato, significa
ser professor. Acreditamos que é a através da formulação dessas novas formas de
se pensar a prática docente que poderemos encontrar as saídas para os problemas
que a educação nos coloca na realidade. Por professor pesquisador poderíamos entender,
em princípio, aquele que apenas pesquisa, mas não se incumbe de um compromisso
em refletir sua pesquisa no contexto da sala de aula, por exemplo. Já o
professor reflexivo, seria aquele que vai refletir os resultados da pesquisa de
outrem no ambiente da escola, i. é, no contexto da sala de aula. A Ideai
interessante – parece-nos – é que o professor seja, de fato, esse ser que
pesquisa e reflete com outrem (os alunos) os resultados de sua pesquisa. Assim,
sem dúvida, há uma grande diferença entre professor pesquisador e professor
reflexivo. Mas, o mais importante aí não é manutenção dessa diferença, mas, a
extinção da mesma através da fusão dessas duas categorias, ou modos de ser do
professor, em uma só.
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