O Projeto Político Pedagógico
(PPP) é constituído, grosso modo, de três partes, as quais se subdividem em
outras: Marco referencial, Diagnóstico e Programação. A primeira dessas
subdivide-se em três ramificações, a saber, marco situacional, março filosófico
e marco operativo. O marco situacional compreende a visão de mundo, bem como os
contextos político e geográfico da escola; o marco filosófico compreende a visão de
homem e sociedade que a escola possui; e o marco operativo diz respeito
aos objetivos e metas que a escola pretende atingir.
A segunda parte do PPP, o Diagnósticos,
se constitui de duas etapas: a primeira consiste na identificação dos problemas;
a segunda consiste na comparação do diagnóstico dos problemas com o marco
operativo.
A última parte do PPP (a Programação)
diz respeito ao conjunto de metas que a escola traça, ou planeja visando a
sanar os problemas identificados. A Programação deve ser planejada levando em
conta os limites orçamentários da escola. Pois as metas traçadas devem
ser necessárias e exequíveis. Alem do mais, elas não tem outro objetivo a não
ser suprimir os problemas diagnosticados.
Em suma, o PPP
é construído a partir de uma perspectiva comunitária e participativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário