A
propósito do período colonial, podemos afirmar sim que havia um sistema de
ensino de filosofia. Porém, não podemos afirmar que as metodologias de ensino
do ensino de filosofia, bem como a compreensão do conceito, naquela época se
identificam com as de hoje. Pois, Naquele contexto ainda não tínhamos toda a
gama de pensadores que temos no atual período contemporâneo. O início do
período colonial está dentro da filosofia moderna. Nesse contexto, ainda não
havia pensadores como Rousseau e Kant, por exemplo, que deram suas grandes
contribuições para a filosofia, sobretudo a filosofia da educação (Rousseau:
Emílio; Kant: Pedagogia). Todos os pensadores que surgiram na filosofia no
período posterior ao contexto da colonização deram suas contribuições para uma
nova compreensão e, portanto, resignificação do conceito de filosofia.
No
período colonial, a compreensão e o conceito de filosofia eram muito limitados.
Não havia uma formação crítica. Tudo era ensinado com vista a servir os
interesses da Coroa e da igreja. E isso não se devia apenas ao fato de que o
seu ensino era tutelado pela igreja, que ensina com vista aos seus interesses.
Isso se devia também ao fato de que naquela época ainda não tínhamos toda a
diversidade de pensamento tal como nos tempos atuais.
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