LEVANTAMENTO
BIBLIOGRÁFICO E CINEMATOGRÁFICO
FÁBIO COIMBRA[1]
HELLEN IZABEL FERREIA
SILVA[2]
LEVANTAMENTO
BIBLIOGRÁFICO
ARANHA,
Maria Lucia de Arruda. Temas de filosofia. São Paulo:
Moderna, 1998.
BEATRIZ,
Sabóia. A ditadura brasileira e o ensino da filosofia. São Luis:
EDUFMA, 2001.
CARTOLANO,
Maria Tereza Pentedo. Filosofia no ensino de 2 grau. São
Paulo: Cortez, 1985.
CHAUÍ,
Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1998.
______. Filosofia: ensino médio. São Paulo: Ática, 2005.
COTRIM,
Gilberto. Fundamentos da filosofia: história e grandes temas. Ed. 16. São
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René. O discurso do método. Trad.
Bento Prado Junior. Ed. 4. São Paulo: Nova Cultura, 1987 (Coleção os
pensadores)
FAVERO,
Altair Alberto; RAUBER, Jaime José; KOHAN, Walter Omar. Um olhar sobre o ensino de
filosofia. Ijui: Editora UNIJUI, 2002.
GALLO,
Silvio. Ética e cidadania: caminhos da filosofia: (elementos para o
ensino da filosofia). Campinas: Papirus, 2006.
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Silvio; KOHAN, Walter Omar. Filosofia no ensino médio. Rio de
Janeiro: Vozes, 2000.
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Matthew. A filosofia vai a escola. São Paulo: SAMMUS, 1990.
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José Joaquim de Sousa. Educação para o trabalho: uma proposta
metodológica para o ensino de filosofia. São Luís: UEMA, 1995.
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PARISI,
Mario. TDF, Trabalho Dirigido de Filosofia. São Paulo: Saraiva, 1982.
PLATÃO.
A República: livro VII. Trad. Elza
Moreira Marcelina. Ed. 2. Brasília: editora UnB, 1996.
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Maria Alice (et.al). Filosofia e ensino: a filosofia nas escolas.
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Beatriz. A função política da filosofia no ensino médio. São Paulo:
s/ed. 1989. (Dissertação – mestrado – Pontifícia Universidade Católica de São
Paulo).
SARTRE,
Jean Paul. O existencialismo é um humanismo. Trad. Rita Correia Guedes.
Ed. 3. São Paulo: Nova Cultura, 1987.
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Antônio Joaquim. Filosofia. São Paulo: Cortez, 1993.
SILVEIRA,
René J. T.; GOTO, Roberto (orgs.) Filosofia no ensino médio: temas, problemas
e propostas. São Paulo: Loyola, 2007.
KOHAN,
Walter Omar. Filosofia: caminhos para seu ensino. Rio de Janeiro: Lamparina,
2008.
LEVANTAMENTO DE CINEMATOGRÁFICO[3]
MITO
DA CAVERNA
Matrix
Sinopse: O filme trata sobre uma ilusão
possível da realidade que conhecemos. Neo é um hacker que tem a oportunidade de
descobrir a verdade, pois acreditam que ele é o escolhido e o predestinado a
salvar o mundo da ilusão que a Matrix esconde de nós
Cena
importante: A
cena que se destaca é a que Morpheus entrega a Neo duas pílulas das quais ele
deverá tomar apenas uma: a pílula da ilusão ou a da realidade. Esta cena
apresenta a idéia do Mito da Caverna, que Platão escreveu há mais de 2400 anos.
Algumas pessoas que viviam numa caverna, uma delas descobre um mundo fora da
caverna e deve escolher entre a ilusão de que o único mundo existente é a verdade
ou tornar-se consciente de que há outra realidade alem da que ele conhecia.
O DISCURSO DO MÉTODO
Amnésia
Sinopse: O filme trata sobre a razão humana.
Leonard tem problema de memória, devido a uma pancada na cabeça que ocorreu
durante o assassinato de sua esposa. Sua memória dura poucos segundos, então,
ele tatua no corpo as informações que o levará ao assassino.
Cena
importante: Como
a sequência das cenas são em vai-e-volta, a cena que se destaca é a do desfecho
do mistério em torno do assassinato da esposa de Leonard. Este filme aborda a
discussão sobre a razão, que Descartes apresentou. Assim como Descartes propôs
um método para alcançar o conhecimento, a verdade, a personagem do filme acha
um método para lembrar o que ele esquece, concluindo que o erro é um possível
mal uso da razão.
O EXISTENCIALISMO É UM HUMANISMO
Amarelo
manga
Sinopse: Este filme brasileiro apresenta
questões existencialistas, que sempre envolvem as pessoas ao redor. Varias
personagens buscam através de armadilhas e vinganças atingir sua própria
felicidade. O titulo é a cor predominante nas cenas, representado um amarelo
hepático e pulsante.
Cena
importante: Como
o filme tem muitas personagens não há uma cena só que se destaque, mas sim as
sequencias das cenas, apresentando ações e atitudes que são tomadas devido a
outras ações. Como a sequencia que ocorre quando a esposa de uma das
personagens descobre por uma carta de outra personagem que seu marido a trai.
Ela toma atitudes que envolvem a que mandou a carta, o marido, a amante e um
desconhecido. Este filme mostra exatamente que (em Sartre, por exemplo) quando
vivemos/existimos afetamos os outros à nossa volta, seja positivamente ou
negativamente: do qual basta existir para ser.
“O PRINCIPE” DE
MAQUIAVEL
Sinopse: "Fahrenheit
11 de setembro" mostra uma nação mantida em medo constante por alertas do
FBI e passiva diante de uma nova legislação, o "Patriot Act" (ato
patriótico), que infringe direitos civis básicos. É nesta atmosfera de
confusão, suspeita e terror que a administração Bush fez sua abrupta guerra
rumo ao Iraque - e "Fahrenheit 11 de setembro" nos leva dentro desta
guerra, para contar histórias exclusivas, ilustrando o cruel custo de vidas de
soldados norte-americanos e de suas famílias.[4]
[1] Graduando em Filosofia pela
Universidade Federal do Maranhão
[2] Graduanda em Filosofia pela
Universidade Federal do Maranhão
[3] Os itens: sinopse e indicação de cena dos
filmes Matrix, Amnésia e Amarelo manga foram extraídos do livro
DISCUTINDO TEXTOS FILOSÓFICOS, por meio do qual o SESC-PR, em união com a Universidade
Federal do Paraná, objetivava apresentar e discutir os textos filosóficos referentes
ao vestibular da UFPR ocorrido no final 2006.
[4] Sinopse disponível em: http://www.cinepop.com.br/filmes/fahrenheit.htm
aceso em: 09 de junho de 2010
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