sábado, 20 de fevereiro de 2010

DIFERÊNÇA ENTRE FILOSOFIA E FILOSOFAR

Do ponto de vista da diversidade, o que caracteriza a Filosofia – poder-se-ia dizer – é o fato de que os filósofos, buscando o conhecimento racional das coisas em geral, deram a ela várias definições, sendo desse modo, impossível assinalar uma que seja de consenso universal, salvo aquela a que reza sua etimologia, a saber, amor à sabedoria. Na plataforma da busca pelo saber, cumpre ressaltar, a sabedoria não está dada. Ela é, portanto, algo que se inicia (a partir do uso da razão, numa perspectiva filosófica) e permanece em contínua construção. 
Não obstante, o filosofar, por sua vez, pode ser definido, justamente, como aquilo que dá existência a sabedoria. Desse modo, ele seria a causa do vir a ser dela; causa da sua passagem do seu estado involuido para o estágio de evolução (entendendo-se aqui por involuido aquilo que ainda consta no seu estágio primário, que é o estágio de potência). Se a filosofia é a busca do conhecimento das causas das coisas, por que conhecendo essas causas conhecem-se as coisas tais como elas são (como previra o estagirita), então, o filosofar é aquilo que torna possível a filosofia acontecer. Nesse sentido, o filosofar cria a filosofia. 
Se no registro da história consta uma filosofia que foi chamada de pré-socrática voltada ao conhecimento da ordem natural do mundo, foi porque os primeiros filósofos fizeram aquilo que, posteriormente, convencionou-se chamar de filosofar, ou seja, tiveram perante o mundo aquela atitude racional por meio da qual levantaram indagações que depois se tornaram questões de fundo da filosofia em seus primórdios e em toda a sua história. 
O filosofar nasce, portanto, da curiosidade que surge no homem, logo após o espanto que, inicialmente, os aterrorizou diante dos fenômenos manifestos no cosmo. O que distingue, portanto, a filosofia do filosofar é o fato de que enquanto ela instiga à busca da sabedoria, ele a torna possível por meio do livre pensar.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

FILOSOFIA SEGUNDO A METAFÍSICA DE ARISTÓTELES

"A filosofia é, pois, um saber teorético voltado para o alcanlçe da verdade, que, como todo conhecimento, perquire a respeito das causas, e neste caso, a respeito da causas primeira das coisas.Sendo finito o processo causal, há que se ter presente que onde há intermediário há começo e há fim. A busca do começo é a tarefa deste exercicio teorético".

quick search